Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

22
Outubro 2012

Edifícios podem economizar 30% no horário de verão

O uso eficiente do sistema de iluminação em áreas comuns de edifícios comerciais e residenciais, como garagem, escadas, corredores e halls de entrada, pode levar à redução do consumo de energia elétrica no horário de verão em pelo menos 30%, segundo Furnas Centrais Elétricas, subsidiária da Eletrobras. A própria Furnas implantou um modelo de uso racional de energia que gerou economia de 50% no consumo.
O horário de verão entrou em vigor ontem, domingo, para terminar em 17 de fevereiro, nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no estado do Tocantins, onde os relógios foram adiantados uma hora em relação ao horário normal.

"Além de contar com dias mais longos e a consequente redução no consumo e nos gastos mensais, condomínios, edifícios residenciais e comerciais podem reduzir o consumo em pelo menos 30% a partir do uso adequado do sistema de iluminação em áreas comuns, como escadas, corredores, garagem e hall de entrada", avalia Furnas.

O engenheiro eletricista da Divisão de Estudos de Inventário e de Viabilidade e Eficiência Energética de Furnas, Alexandre Reis, diz que, quando se fala em uso racional da energia, o principal item a ser considerado é a iluminação. "Medidas simples como a troca de luminárias e centrífugas de ar-condicionado proporcionam um resultado significativo. Quanto mais antigas e obsoletas forem as instalações do edifício, menor será a economia", explica.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.