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O brasileiro é um dos que mais comprometem a sua renda mensal para pagar despesas relativas à telefonia, principalmente no serviço móvel celular. Os dados são da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que compilou as informações de dezenas de países. Além disso, segundo os números do relatório Medindo a Sociedade da Informação, as empresas brasileiras de telecomunicações ocupam o quarto lugar no ranking das maiores receitas (em dólar).
De uma lista de 161 países, segundo o relatório, o brasileiro é o 10º consumidor entre os que gastam maior percentual de sua renda para fazer ligações de celular: na média, 7,3% de sua renda mensal, mesmo resultado apurado em 2010. Ao mesmo tempo, quando se junta as despesas com telefonia fixa, móvel e banda larga fixa, o País aparece em 93º lugar num ranking que posiciona os países segundo o peso das telecomunicações no bolso do consumidor: 4,1% da renda do brasileiro em 2011, pouco menos que em 2010 (4,7%). Uma das explicações para a diferença é que o telefone celular tem uma presença maior na baixa renda, que não possui telefone fixo nem banda larga, serviços mais restritos a consumidores de rendas mais altas.
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