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Dados da União Internacional das Telecomunicações – UIT – revelam que os brasileiros figuram entre os que gastam maior fatia da sua renda para usar celular, telefone fixo e banda larga. As empresas provedoras são as que mais faturam.
As empresas de telecomunicações brasileiras ocupam o quarto lugar na lista das maiores receitas. Paralelamente, em uma lista de 161 países, o Brasil é o 93º num ranking que posiciona os países segundo o peso das telecomunicações no bolso do consumidor: 4,1% da renda do consumidor brasileiro em 2011, pouco menos que em 2010 (4,7%). Os cálculos incluem celular, telefone fixo e internet banda larga fixa.
No caso do Brasil, os dados usados são o preço máximo fornecido pelas empresas à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
De acordo com o, o brasileiro é o 10º entre os que gastam maior percentual de sua renda para fazer ligações de celular: na média, 7,3%, mesmo número de 2010.
Como o dispêndio caiu em outros países, o Brasil subiu no ranking mesmo sem ter mudado seus dados de um ano para o outro. Ocupava a 16ª posição em 2010.
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