Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

11
Outubro 2012

Indústria cresce em 9 Estados

Nove da 14 regiões brasileiras registraram alta da produção industrial em agosto, ante julho, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média nacional acusou alta de 1,5%. Em sentido contrário, com recuo da produção industrial mensal, estão o Espírito Santo (queda de 2,4%), Ceará (decréscimo de 1,5%), Pará e Pernambuco (que registraram recuos de 0,7%).
Na relação com o mesmo mês de 2011, houve recuo de 2% na produção regional. Em queda também o indicador que aponta a produção no acumulado do ano, recuo de 3,4%, enquanto a queda registrada nos últimos 12 meses é de 2,9%.


Goiás foi o local com o maior crescimento em agosto, de 10,3%, o que compensou parte da queda de 13,3% verificada em julho. Os demais locais que registraram expansão na produção acima da média nacional foram: Amazonas (7,6%), Rio Grande do Sul (4,8%), Minas Gerais (3,3%), Paraná (3,0%) e São Paulo (2,7%). Com altas menos expressivas, figuraram o Rio de Janeiro (0,6%), Santa Catarina (0,5%) e Bahia (0,1%). A região Nordeste ficou estável, repetindo o patamar do mês anterior e interrompendo as duas expansões nos meses de julho e junho.

No acumulado do ano (janeiro-agosto), ainda é registrada redução de 3,4% na média nacional, com queda em nove dos 14 locais pesquisados. Nesta comparação, os piores resultados ocorreram no Amazonas (-7,2%), Rio de Janeiro (-6,5%), Espírito Santo (-6,2%) e São Paulo (-5,6%), todos com recuos acima da média nacional (-3,4%).

Santa Catarina (-2,8%), Rio Grande do Sul (-2,7%), Ceará (-1,5%), Pará (-0,8%) e Minas Gerais (-0,4%) completaram o conjunto de locais com taxas negativas no fechamento dos oito primeiros meses do ano.

Segundo o IBGE, nesses locais, o menor dinamismo foi particularmente influenciado pelos setores relacionados à redução na fabricação de bens de consumo duráveis (automóveis, motos, aparelhos de ar-condicionado, telefones celulares e relógios) e de bens de capital (especialmente para equipamentos de transporte e para construção).

Em alta no ano figuram Goiás (5,3%), Pernambuco (3,8%), Bahia (3,1%), região Nordeste (2,2%) e Paraná (0,2%).

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.