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Notícias do Varejo

16
Fevereiro 2023

ApexBrasil fornece estudos de oportunidades de mercado

Desde 2019, mais de 14 mil empresas utilizaram a inteligência de mercado Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) com a intenção de obter auxílio para as vendas internacionais de seus produtos e serviços. Só em 2022, 5,6 mil empresas usaram esse serviço, além de governo, universidades, imprensa e investidores estrangeiros. Do universo empresarial, 50% eram Micro e Pequenas Empresas (MPEs).

O processo de exportação é complexo, mas com apoio, pesquisa, planejamento e dedicação, pode ser mais acessível e seguro. A inteligência de mercado identifica oportunidades em destinos internacionais, fornece estatísticas, indica os requisitos de acesso ao mercado - como as normas sanitárias, técnicas, a existência de acordos comerciais e as tarifas de importação aplicáveis - que podem facilitar as exportações.

“A ApexBrasil realiza pesquisas para diferentes setores, trazendo informações qualificadas que atendem às demandas das empresas brasileiras sobre os mercados internacionais no processo de exportação. A intenção é identificar oportunidades de negócios e colaborar com todos os empresários que encontram algum obstáculo durante o processo”, explica o gerente da Inteligência de Mercado da ApexBrasil, Igor Celeste.

Dentre os serviços disponibilizados pela ApexBrasil aos empresários, os mais procurados são painéis de inteligência, estudos e apresentações, com a finalidade de encontrar informações específicas sobre o mundo da exportação.

Estudos

A Fischer, empresa pioneira na exportação de maçãs do tipo Gala e Fuji, produzidas no Brasil, se beneficiou dos estudos de inteligência de mercado da ApexBrasil para se adequar à entrada no mercado Russo. Além de utilizar os estudos produzidos pela ApexBrasil, a Fischer participou de feiras e rodadas de negócios, podendo expandir suas vendas. De acordo com o diretor-executivo da Fischer, Arival Pioli, a experiência com a ApexBrasil possui grande valor para o exportador brasileiro: "Algumas premissas e informações sobre o mercado alvo que são oferecidas pela ApexBrasil permitiram que tivéssemos uma melhor avaliação para expandir a nossa exportação, como hábitos de consumo, preços praticados, além de regras específicas dos acordos internacionais, que são indispensáveis."

Histórico

Desde 1986, quando o Brasil era somente importador de maçãs e, após um grande investimento, a Fischer se tornou a maior produtora e exportadora desse setor. Além disso, foi precursora na certificação Global G.A.P., um conjunto internacionalmente reconhecido de normas dedicadas às Boas Práticas Agrícolas (BPAs) e Produção Integrada. O sistema foca na adequação dos processos produtivos, a fim de obter produtos de origem vegetal com qualidade e com níveis de resíduos, agrotóxicos e contaminantes em acordo com a legislação sanitária.

O mercado interno também se beneficiou, pois a Fischer passou a entregar para o consumidor brasileiro uma fruta com qualidade de padrão internacional. Segundo Pioli, esse processo só foi possível com o apoio da ApexBrasil que forneceu dados confiáveis. Para ele, é difícil se manter atualizado sobre questões como o limite máximo de resíduos para defensivos (LMR), dentre outros temas.

Outra empresa que conseguiu dar início às exportações com a ajuda da ApexBrasil foi a Goola Açaí, com a venda de produtos brasileiros como açaí de polpa congelada, sorvete de açaí à base d'água, açaí em pó e polpas de frutas. Essa marca nasceu em 2016, com a consciência e a responsabilidade de devolver os frutos para a terra. A Goola realiza o comércio de açaí orgânico, mas também devolve para a floresta benefícios como o projeto de restauração da mata nativa, além de técnicas de cultivo para prolongamento das safras.

Barreiras

Uma das barreiras para o início do processo de exportação de açaí era o acesso ao mercado internacional. No entanto, a parceria com a ApexBrasil permitiu à Goola Açaí ter acesso a pesquisas de mercado, prospecções e missões comerciais, bem como contato com centros internacionais de negócios parceiros da Agência. Para o Gerente de Exportação, Marcelo Silva, a ApexBrasil proporcionou um atendimento personalizado para a sua empresa. Ele afirma: "A objetividade no atendimento foi a melhor parte, sem dúvidas. As rodas de negócios foram selecionadas de forma exclusiva para a Goola Açaí. Com o atendimento individualizado, tive sucesso nas reuniões, com resultados muito positivos para a minha empresa."

 

Fonte: Apex Brasil

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