Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

26
Setembro 2022

Pesquisa diz que hábitos de consumidores consideram preservação do meio ambiente

Sondagem do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec/Rio) feita com 539 consumidores, em agosto, sobre o consumo consciente, mostra que 79% dos entrevistados têm hábitos que levam em consideração o meio ambiente, enquanto 14,1% não sabem dizer e 6,9% não levam em consideração.

O estudo diz, ainda, que 57,1% afirmam que suas ações rotineiras estão associadas às mudanças climáticas e 55,8% dão preferência para consumir de empresas que adotam práticas socioambientais nos seus produtos e serviços. O objetivo da pesquisa é identificar o posicionamento da população do estado do Rio em relação aos problemas ambientais e atitudes que as pessoas tomam ou não para minimizá-los.

A maioria dos entrevistados, 93,3%, diz ter o hábito de apagar as luzes ao sair de um recinto, enquanto 83,3% fecham a torneira ao escovar os dentes. Ainda sobre os hábitos em casa, 72,9% têm o costume de adquirir eletrodomésticos que funcionem com o menor consumo de energia, 14,7% lavam o carro com mangueira e 10% varrem/lavam a calçada com mangueira.

Hábitos com os resíduos

Sobre os hábitos que possuem com os resíduos, 50,6% afirmaram separar o óleo de cozinha para reciclagem, 48,6% reduzem o uso de papéis e produtos descartáveis e 44,7% separam o lixo seco do lixo orgânico para reciclar.

Relação com o meio ambiente

59,2% disseram consumir produtos com menor impacto para o meio ambiente, como lâmpadas de LED, 51,8% plantam árvores ou cuidam de jardins/plantas e 42,5% utilizam transporte público ou bicicleta, ao invés de carro.

Alimentação e produtos pessoais

A pesquisa também quis saber sobre os hábitos da população fluminense com a alimentação e produtos pessoais. 68,6% disseram que utilizam sobras de refeições para fazer uma nova refeição, 29,3% consomem produtos orgânicos e 27,5% não consomem produtos testados em animais.

Compras

Em relação aos hábitos nas compras, 83,7% disseram que verificam a validade de um produto antes de comprá-lo, enquanto 79,2% costumam verificar, antes, se a embalagem do produto está danificada. 73,8% dos consultados afirmaram que verificam os armários e a geladeira antes de fazer as compras e 70,1% disseram que consomem produtos legalizados, ou seja, não contrabandeados, originais, com procedência conhecida. Ainda sobre os hábitos nas compras, 62% dos entrevistados solicitam a nota fiscal e 61% leem o rótulo de um produto antes da compra.

Coleta de lixo

A pesquisa Consumo Consciente também quis saber o que acontece com o lixo coletado nas ruas. 63,9% dos entrevistados disseram que o lixo é misturado na coleta, sem separação entre reciclável e orgânico, enquanto 19,3% afirmaram que ele é tratado corretamente. Dos consumidores consultados, 16,1% não souberam dizer o que é feito com o lixo recolhido em suas ruas. Apenas 0,9% disseram que não há coleta.

 

Fonte: Fecomércio RJ

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.