Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
A Pesquisa de Juros da Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) mostrou que mais uma vez as taxas de juros das operações de crédito voltaram a ser reduzidas em outubro de 2020.
Segundo Miguel José Ribeiro de Oliveira, diretor executivo de estudos e pesquisas da entidade, as reduções podem ser atribuídas a fatores como redução dos depósitos compulsórios, operações de crédito com juros baixos e aportes do governo para pagamento das folhas das empresas pequenas e médias, renegociação de dívidas com juros menores e queda de juros para não agravar ainda mais o quadro de inadimplência e solvência das empresas e pessoas físicas.
Na visão de Oliveira, tendo em vista a piora do cenário econômico, com maior risco de crédito e da elevação da inadimplência, a tendência é que as taxas de juros possam ser elevadas nos próximos meses. “Mas algumas ações do Banco Central podem amenizar estas altas, como redução de impostos, compulsórios e reduções da Taxa Básica de Juros”, disse.
A taxa de juros média geral para pessoa física apresentou uma redução de 0,03 ponto percentual no mês (0,43 ponto percentual no ano) correspondente a uma redução de 0,36% no mês (0,47% em doze meses) passando de 5,56% ao mês (91,42% ao ano) em setembro de 2020 para 5,54% ao mês (90,99% ao ano) em outubro/2020, sendo a menor taxa desde agosto de 2013.
Se você é lojista clique e fale com a gente.