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As vendas para o dia dos pais - 9 de agosto - no comércio do Distrito Federal devem crescer 1% contra 5% do ano passado. A causa: o cenário econômico criado pela pandemia do novo coronavírus.
O gasto médio com presentes pode ficar em R$ 100 contra R$ 150 de 2019.
A data deve injetar R$ 60 milhões no comércio ante R$ 250 milhões da mesma data no ano passado. Os presentes mais procurados serão roupas, calçados e perfumes. Os cartões de crédito vão responder por 94% do faturamento das lojas.
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista), Edson de Castro, explica que “o consumidor está retraído por causa das restrições sanitárias e econômicas impostas pela covid-19. Muitos temem perder o emprego e outros estão desempregados. Há 333 mil pessoas sem emprego no DF e isso se reflete negativamente no faturamento do comércio”.
Pelas contas do Sindivarejista, pelo menos 850 lojas de entrequadras e shoppings do DF fecharam as portas por força da crise gerada pela pandemia.
“Muitos lojistas não conseguiram pagar aluguéis atrasados, taxas de condomínio, impostos, folha salarial e a reposição de estoques. Eles fecharam as empresas” frisa Edson de Castro.
Ele recorda que no dia das mães, em maio, e no dia dos namorados, em junho, a expansão das vendas não passou de 1% contra 6% do ano passado.
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