Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O total de consumidores negativados no Brasil segue em alta durante a crise da pandemia.
Em abril de 2020, o total de consumidores negativados atingiu 62,83 milhões, o equivalente a 40,01% da população adulta do país. Isso representa um crescimento de 2,91% com relação a abril de 2019.
A variação mensal do número de devedores cresceu 1,68%, sendo a maior variação mensal para os meses de abril em toda a série histórica.
O número de devedores com participação mais expressiva no Brasil em abril está na faixa etária de 30 a 39 anos (25,0%), sendo em sua maioria (50,78%) mulheres. Além disso, cada consumidor negativado devia, em média, R$ 3.206,72 na soma de todas as dívidas.
Somado aos impactos na saúde financeira, o endividamento dos brasileiros afeta a saúde emocional e reduz a produtividade do trabalhador. Segundo pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 8 em cada 10 inadimplentes sofreram impacto emocional negativo por conta das dívidas.
Ansiedade foi o sentimento negativo mais citado no levantamento, atingindo 63% dos entrevistados; 25% passaram a comprar mais do que de costume.
Além disso, é fato que distúrbios psicológicos se refletem no desempenho do trabalhador. Estudos de Harvard apontam que colaboradores endividados são 5,8x mais propensos a não terminarem tarefas no prazo e 4,5x mais chances de ter relacionamentos problemáticos com a equipe.
Se você é lojista clique e fale com a gente.