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Em junho, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), pesquisa apurada mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou o quarto resultado mensal negativo sucessivo, de -3,5%.
Segundo a pesquisa, em maio, a queda foi de -1,7%, demonstrando o descontentamento das famílias
A queda do ICF na comparação mensal representou a maior taxa negativa desde maio de 2015 (-4,6%). Nos últimos quatro meses, esse indicador acumulou retração de 7,3%. Já no primeiro semestre, revelou alta de apenas 0,1%, representando pouca mudança na propensão ao consumo.
“O ICF de junho espelhou o menor grau de confiança dos consumidores com relação à melhora da economia e, por conseguinte, às intenções de consumo, podendo vir a se refletir em menores vendas do comércio mais para a frente”, disse o presidente da Confederação, José Roberto Tadros.
“Como as perspectivas no curto prazo são de que as famílias diminuam suas intenções de compra, estima-se que o comércio tenda a sofrer oscilações no volume de vendas até o fim do ano, sendo afetado, sobremodo, pela cautela dos consumidores, uma vez que estes reconhecem que as condições de consumo se tornaram mais difíceis nos últimos meses”, finaliza.
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