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Notícias do Varejo

31
Maio 2019

Intenção de consumo tem 3ª queda seguida, diz CNC

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 94,6 pontos em maio, registrando queda de 1,7% em relação ao mês anterior, a terceira seguida.

Na comparação anual com o mesmo período de 2018, houve alta de 8,6%, mas a retração acumulada nos últimos três meses já é de 4,0%, diminuindo ainda mais a alta do ICF observada no primeiro bimestre (7,9%), quando o otimismo com as perspectivas do novo governo refletiu nas expectativas de crescimento da economia e no consumidor.

Com esse resultado, o ICF se distancia da zona de otimismo e acumula 49 meses, ou seja, mais de quatro anos, de insatisfação quanto ao nível de consumo.

“A intenção de consumo das famílias depende muito do comportamento do mercado de trabalho, dos juros e da inflação. O cenário favorável do início do ano não está se sustentando, o que reflete na cautela do consumidor quanto aos gastos na aquisição de bens e serviços”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, observando que o desemprego e a inflação têm crescido e os juros continuam altos.

Com exceção do subíndice Nível de Consumo Atual (+0,4%), todos os demais se mostram negativos. Perspectiva Profissional (-3,0%) e Momento para Duráveis (-2,7%) foram as maiores contribuições para negativar o ICF em maio.

Do ponto de vista regional, o Centro-Oeste aparece como a única região onde as famílias se mostraram dispostas a ampliar o consumo, com uma leve alta em relação a abril (+0,1%). 

A maior queda foi no Sudeste (-3,4% no mesmo período). Em termos de faixa de renda, a disposição de consumo caiu em todos os segmentos: -1,7% para as famílias com rendimentos até 10 salários mínimos e -1,5% naquelas cujo rendimento fica acima desse patamar.

Mercado de trabalho


A pesquisa indica que o baixo dinamismo do mercado de trabalho, com um contingente de 13 milhões de desempregados, está influenciando a perspectiva profissional das famílias. Aliado a isso, o impacto nos preços médios causados pelas altas dos combustíveis e dos alimentos pode estar levando as famílias a comprar menos.

Apesar do relativo pessimismo que os subindicadores expõem, cerca de 41,0% das famílias consideram que a renda está igual à do ano passado, enquanto 34,6% reconhecem que ela está melhor. Perto de 23,9% diz que piorou.

 

Fonte: CNC

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