Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O saldo dos primeiros 100 dias de gestão do governador Ibaneis Rocha “é altamente positivo e traz benefícios para o setor produtivo e para toda a população”.
A afirmação é do presidente do Sindivarejista, Edson de Castro, ao discursar nesta quarta-feira (10), durante jantar – promovido por várias entidades de classe – no qual Ibaneis fez um balanço de sua administração, iniciada em 1º de janeiro deste ano.
Depois de citar os avanços nas áreas de saúde, infraestrutura, segurança e economia, Edson disse que o fim da cobrança do Diferencial de Alíquota – Difal – incidente sobre o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS – “é um dado histórico que corrige uma grave distorção que causou danos à economia, com a saída de empresas do DF para vários estados”.
Ele frisou que esse êxodo causou o desemprego de pelo menos 60 mil pessoas por força do fechamento de empresas. “Ainda temos 15 mil lojas sem funcionar”, disse.
Edson de Castro encerrou seu pronunciamento afirmando que “Ibaneis é uma nova luz que brilha no Distrito Federal. E ainda teremos 1.360 dias de governo. Ou seja, mais novos fatos positivos virão beneficiando milhares de pessoas”.
Governador explica Difal
Em seu discurso, o governador do DF disse que “o Difal prejudicou o crescimento da capital da República porque 30 mil empresas fecharam, o que agravou o desemprego. Um de nossos compromissos é com o crescimento da economia e esse item passa pela extinção do Difal”, já aprovada pela Câmara Legislativa.
“Iremos fazer nos próximos dias uma grande solenidade para a sanção do projeto de lei que estabelece o fim do Difal”, afirmou.
“Esse governo é sério e fará tudo por Brasília. Vamos investir na cidade. Tudo faremos para reabrir lojas. Combateremos o desemprego. Agora temos segurança jurídica [para atrair empresas dos estados que desejam vir para o DF]” disse o governador.
Ibaneis Rocha encerrou seu discurso com um tom de otimismo: “o Distrito Federal tem tudo para voltar a crescer. Os investidores voltarão. Brasília dará certo”.
Empresários reconhecem melhorias
Na mesma noite, também discursaram os empresários Valdeci Machado, da Federação das Associações Comerciais (Faci-DF), Francisco Valdeci Cavalcanti, vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, Jamal Bittar, presidente da Federação das Indústrias de Brasília, José Carlos Magalhães Pinto, presidente da CDL-DF, e Janine Brito, do grupo Empresários em Ação.
Todos reconheceram que o Distrito Federal vem crescendo desde que Ibaneis assumiu o Palácio do Buriti. “O governador se empenha pela expansão da economia, o que é positivo para todos nós. Ele está mudando para melhor o perfil econômico de Brasília”, disse Janine Brito.
Se você é lojista clique e fale com a gente.