Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

26
Março 2019

Nascidos no Distrito Federal são 55,3% da população

A população do Distrito Federal é de 2.904.030 pessoas, de acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) divulgada no Palácio do Buriti.

O levantamento foi realizado pela Codeplan (Companhia de Planejamento do Distrito Federal) entre março e outubro de 2018 e permite atualizar o perfil socioeconômico dos habitantes das 31 Regiões Administrativas. Ao todo, foram entrevistados moradores de 21.908 domicílios.

 

“A pesquisa apresenta uma foto de todas as regiões administrativas, trazendo dados territoriais, econômicos, sociais que vão ajudar cada gestor do GDF a desenvolver políticas públicas em diversos setores”, declarou o presidente da Codeplan, Jean Lima.

 

Do total da população, a pesquisa apontou que 52,2% eram do sexo feminino. A idade média é de 33 anos e 55,3% declararam ter nascido no próprio DF. No que diz respeito à raça e cor da pele, verificou-se que a resposta mais comum foi parda, para 47,4% dos moradores.

 

Sobre o estado civil, 48,2% da população com 14 anos ou mais de idade eram solteiros.

 

Faixas de renda

 

A pesquisa dividiu o DF em quatro grupos de Regiões Administrativas, definidos a partir do rendimento médio de cada localidade. O grupo 1, de alta renda, é composto por Plano Piloto, Jardim Botânico, Lago Norte, Lago Sul, Park Way e Sudoeste/Octogonal.

 

No grupo 2, de média-alta renda, estão Águas Claras, Candangolândia, Cruzeiro, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Sobradinho, Sobradinho II, Taguatinga e Vicente Pires.

 

O grupo 3, considerado média-baixa renda, é formado por Brazlândia, Ceilândia, Planaltina, Riacho Fundo, Riacho Fundo II, SIA, Samambaia, Santa Maria e São Sebastião. No grupo 4, de baixa renda, estão Fercal, Itapoã, Paranoá, Recanto das Emas, SCIA –Estrutural e Varjão.

 

A divisão permite verificar diferenças entre os grupos populacionais. Por exemplo, no Grupo 1, de alta renda, predominam os casais de sem filho, 23%. Enquanto no Grupo 4, os monoparentais femininos, famílias chefiadas por mulheres, são o arranjo domiciliar mais comum, 22,2%.

 

Na saúde, a diferença de rendimento também é predominante no acesso a plano de saúde. No Grupo 1, 43,4% disseram ter plano de saúde particular; 34,6%, empresarial e 18,1% não tem. Já no Grupo 4, 86,7% não tem plano; 7,8% possuem plano empresarial e apenas 3,8% afirmaram ter cobertura particular.

 
Fonte: Codeplan

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.