Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O número de famílias endividadas no Distrito Federal passou de 752.736 em setembro para 755.964 em outubro deste ano, o que representa uma alta de 3,2 mil famílias. É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF. Significa que 77,9% das famílias brasilienses estão com algum tipo de dívida.
O presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, explica que o número de endividados com contas em atraso também aumentou, passando de 114.305 famílias para 116.143, alta de 1,8 mil.
“A recuperação econômica está mais lenta do que o esperado, isso cria dificuldades para as famílias administrarem os seus orçamentos. A volta do consumo depende diretamente da geração de emprego e renda para aumentar a confiança do consumidor”, ressalta Adelmir. Já na comparação anual, o índice apresentou leve queda: em outubro do ano passado o percentual de famílias endividadas era de 78%.
Cartão de crédito causa dívidas
O estudo mostra ainda que o cartão de crédito é o principal causador do endividamento dos brasilienses, apontado por 89% dos entrevistados como maior dívida. Em seguida vem o financiamento de carro (30%); financiamento de casa (23,1%); cheque especial (11,3%); carnês (8,3%); e crédito consignado (7,7%). Ainda segundo a pesquisa, entre as famílias endividadas, 22,7% disseram estar com mais de 50% da parcela da renda comprometida, 3,3% com até 10% de comprometimento e 70,8% dos entrevistados afirmaram ter entre 11% e 50% de sua renda comprometida com as dívidas.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de Comércio, Serviços e Turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.
Se você é lojista clique e fale com a gente.