Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

18
Janeiro 2013

Poupança supera renda fixa

Com a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 7,25% ao ano, determinada pelo Banco Central, o rendimento das novas poupanças permanece reduzido devido à nova regra para o investimento, anunciada em maio. A medida determina que, com a taxa básica de juros abaixo de 8,5%, um gatilho será acionado e as novas cadernetas de poupança e os novos depósitos terão seus rendimentos calculados com base em 70% da Selic, mais a Taxa Referencial (TR, que não muda).

Com a Selic a 7,25%, a poupança terá rendimento de 5,07% ao ano mais a TR. Ou seja, uma poupança de R$ 10 mil renderia, pelo menos, R$ 507,5 após 12 meses. Para depósitos antigos (feitos até dia 3 de maio), nada muda. O rendimento continua sendo de 0,5% ao mês (6,17% ao ano) mais a TR. O mesmo ocorre para novos depósitos quando a Selic for superior a 8,5%.

Para que os poupadores saibam quanto vão ganhar na caderneta quando as novas regras forem usadas, o governo definiu que o cliente será informado de qual será o rendimento creditado 30 dias depois na data do depósito. Os bancos já estão informando separadamente os rendimentos.

Para antecipar o ganho que terá 30 dias depois, o poupador deverá sempre considerar a Selic vigente no dia em que ele efetuou o depósito. A manutenção da Selic em 7,25% torna o rendimento da antiga poupança ainda mais atraente em relação à renda fixa.

Estudo feito pela Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac) aponta que mesmo no caso de depósitos feitos na nova poupança (para os quais vale a regra de 70% da Selic + TR), a aplicação rende mais que a maioria dos fundos de renda fixa.

Segundo a entidade, a vantagem é que a caderneta de poupança tem seu ganho garantido por lei, não sofre tributação de Imposto de Renda e não tem taxa de administração. Os fundos de renda fixa, por sua vez, sofrem incidência do IR - sendo maior a tributação quanto menor for o prazo de resgate - e têm taxa de administração cobrada pelos bancos.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.