Estudos do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e do Programa de Administração de Varejo (Provar), ambos presididos pelo professor da USP Claudio Felisoni, estima que as vendas neste Natal serão 5% menores que as do ano passado.
A estimativa coloca o desempenho do varejo no período natalino como o pior dos últimos oito anos. Juro alto, nível de endividamento das famílias e pressão nos preços (tanto pela inflação quanto pelo dólar caro) são os motivos para a retração.
“Os preços continuarão subindo, e isso inibe a vontade de gastar”, disse o professor da Universidade de São Paulo Claudio Felisoni, que preside o Ibevar e o Provar.
A pesquisa é baseada em 500 entrevistas com consumidores. Também foi constatada uma redução na intenção de gastar no fim do ano de 9% - saindo de um valor de R$ 2.138 de 2013 para R$ 1.950. Com preços mais altos e gasto médio menor, explica o especialista, o total vendido cairá.
A pesquisa também detectou que 40,4% dos brasileiros pretendem comprar bens duráveis (geladeira, celular, carro) no fim deste ano. A variação é 6,4 pontos percentuais inferior à verificada em 2013.