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As vendas do comércio brasiliense registraram queda de -1,20% em julho de 2014 na comparação com junho. Já no setor de serviços houve uma leve alta de 1,83%. No acumulado dos últimos 12 meses (jul/13 x jul/14), comércio e serviços registraram queda de 6,66%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.
O segmento de Floricultura teve a queda mais significativa no comércio, de -11,01%. Em serviços, apenas o segmento de Autoescola teve aumento nas vendas (23,52%). “Os juros mais caros, a alta na inflação e o endividamento do brasiliense provocaram a queda nas vendas. Além disso, a realização da Copa do Mundo no Brasil, que foi até o dia 13 de julho, desviou a atenção dos consumidores”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
Apesar dos números, ele ressalta que a Copa do Mundo foi positiva para a imagem da cidade. Adelmir aponta também que muitos brasilienses aproveitaram o evento para promoverem confraternizações em suas residências. Outros gastaram os recursos sobressalentes com ingressos e brindes relativos ao mundial de futebol.
Na análise por ramo de atuação, apresentaram queda nas vendas do comércio em julho, na comparação com junho, os segmentos de: Floriculturas (-11,01%); Livraria e Papelaria (-3,51%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-2,78%); Mercado e Mercearia (-2,56%); Material de Construção (-2,09%); Móveis e Decorações (-1,56%); Vestuário (-1,24%); Farmácia e Perfumaria (-0,85%). Já os segmentos que apresentou alta foram: Informática (6,22%); Óticas (3,71%); Calçados (2,85%); Lojas de Utilidades Domésticas (2,57%); Autopeças e Acessórios (1,39%) e Tecidos (0,76%).
No setor de serviços, houve queda em: Pet Shop (-2,09%); Agência de Viagem (-0,61%) e Salão de Beleza (0,08%). O único segmento que apresentou alta foi o de Autoescola (23,52%). É necessário ressaltar, contudo, que o Instituto Fecomércio pesquisa apenas esses quatro segmentos de serviços.
Quanto ao pessoal empregado, o comércio teve alta de 0,76% no contingente em comparação com junho. O setor de serviços também registrou aumento nas vagas, de 3,10%. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado. No comércio, a modalidade respondeu por 44,30% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 45,76% das compras.
A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 700 empresas, sendo 595 do comércio e 105 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 e 10 de agosto de 2014.
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