A Companhia Energética de Brasília (CEB) lançou um programa de renegociação de dívidas que dá vantagens a clientes com débitos vencidos até 31 de dezembro de 2011 e que queiram acertar as contas com a empresa. A CEB espera receber pelo menos parte da dívida, que já chega a R$ 50 milhões.
Técnicos informam que o valor recebido será destinado a investimentos na rede de energia elétrica. Os devedores podem optar por pagamento à vista ou parcelado. Nos dois casos, os consumidores ficam livres de multa e juros, mas é cobrada a correção monetária desde a data de vencimento.
Nos casos de pagamento parcelado, a pessoa precisa pagar como entrada pelo menos 30% do débito. Quando houver avalista, a entrada não é cobrada. O parcelamento pode ser feito em 12 vezes com juros de financiamento de 0,5 %, 24 vezes com juros de 0,68% ou em até 36 vezes com juros de 0,99%.
O presidente da CEB, Rubem Fonseca Filho, disse que o dinheiro arrecadado será usado na manutenção e ampliação da rede. “Esse recurso é justamente para investimentos, ele vai estar carimbado para investimento. Não é para custeio, não é para outros gastos da empresa”, explicou.