Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Mudança no cenário da economia: crediários com prazos longos e parcelas que cabem no bolso não estão mais nos planos de consumidores da nova classe média brasileira. Agora, eles pretendem comprar à vista itens como celulares, computadores e tablets. São os brasileiros de alta renda os que têm intenção de comprar esses mesmos produtos de forma parcelada.
Os dados foram apontados em um levantamento com 1.019 consumidores de 71 cidades do país feito pela Associação das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento (Acrefi) e pelo Data Popular, instituto especializado em baixa renda. A consulta ocorreu em dezembro de 2011 e janeiro deste ano.
A mesma pesquisa indicou, ainda, que, entre as famílias com renda mensal na faixa de R$ 3.000, 53% informaram ter intenção de comprar esses itens à vista. No caso das famílias com renda mensal acima de R$ 5.000, esse percentual é de 42,4%.
"A nova classe média está há quatro anos consumindo. Comprou carro e casa de forma parcelada. Já teve alguma experiência de endividamento. Quer continuar consumindo, mas com mais cautela", diz Julio Takano, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv).
Se você é lojista clique e fale com a gente.