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As vendas do comércio brasiliense registraram alta de 0,99% em novembro de 2013 na comparação com outubro. No setor de serviços também houve acréscimo, de 1,67% nas vendas. No acumulado do ano, de janeiro até novembro, observa-se uma expansão de 2,86% (comércio e serviços). É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.
Esses dados demonstram que o brasiliense antecipou um pouco as compras de Natal. “Para não acabarem endividados no último mês do ano, muitos brasilienses aproveitaram novembro para fazerem as tradicionais compras de presentes natalinos. Muitos também investiram nas compras de produtospara decoração típica da época”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. Ele também afirma que como reflexo das proximidades das férias as Agências de Viagens representam o setor de serviços que teve o maior crescimento no mês.
Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em novembro de 2013, na comparação com outubro, os segmentos de: Lojas de Utilidades Domésticas (6,03%), tecidos (5,40%), Floricultura (5,01%), Informática (4,15%), Óticas (3,11%), Mercado e Mercearia (3,02%), Bares, Restaurantes e Lanchonetes (2,62%), Móveis e Decorações (1,60%), Autopeças e Acessórios (1,38%) e Vestuário (1,06%). As quedas ocorreram nos segmentos de: Calçados (-5,75%), Material de Construção (-3,41%) e Livraria e Papelaria (-2,14%).
No setor de serviços, apenas o segmento de Pet Shop apresentou queda (-10,96%) nas vendas em novembro na análise com o mês anterior. Já os outros segmentos apresentaram alta: Agência de Viagem (7,08%), Salão de Beleza (1,57%) e Autoescola (0,21%). É necessário ressaltar, contudo, que o Instituto Fecomércio pesquisa apenas esses quatro segmentos de serviços.
Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou alta de 0,93% no contingente em comparação com outubro. O setor de serviços apresentou alta de 0,69% no número de postos de trabalho gerados. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado em ambos os setores. No comércio, a modalidade respondeu por 40,87% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 42,72% das compras.
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