Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O comércio varejista deve fechar 2013 com o pior desempenho da série histórica da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), iniciada em 2004, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). O IBGE divulgou dados da PMC de outubro: as vendas no varejo tiveram alta de 0,2% em relação a setembro. O resultado decepcionou a CNC, que esperava aumento de 0,5%.
Para o fechamento do ano, a confederação estima crescimento de apenas 4,5%, contra 8,4% de expansão verificados em 2012."Desde o início da série da Pesquisa Mensal de Comércio completa como é hoje, nunca houve um crescimento tão baixo", apontou Fabio Bentes, economista da CNC.
"Acho que outubro de 2013 foi uma amostra muito fidedigna do que foi o varejo ao longo do ano: não houve queda nas vendas, mas teve desaceleração forte", acrescentou. Em 2003, as vendas no varejo caíram 3,7%, mas a pesquisa não tinha a mesma abrangência atual.
Em outubro deste ano, a principal influência para o freio no comércio foi da atividade de supermercados, mas os segmentos de vestuário e de móveis e eletrodomésticos também contribuíram negativamente. "Não por acaso esses três setores tiveram inflação acima da média do varejo", ressaltou Bentes.
Se você é lojista clique e fale com a gente.