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A intenção de consumo das famílias (ICF) brasilienses apresentou alta em novembro e atingiu 121,9 pontos contra 119,4 registrados em outubro. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio-DF. O estudo denota um otimismo do consumidor, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo. No entanto, em relação a novembro de 2012, houve queda de 8,4 pontos.
Na opinião do presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, embora a intenção de consumo das famílias esteja num ritmo menor do que o do ano passado, o último trimestre sempre é mais movimentado. “Além das festas, o pagamento do décimo terceiro salário injeta em torno de R$ 5,2 bilhões na economia do DF e os setores de comércio e serviços devem ser bastante beneficiados com esse montante”, explica Adelmir.
O levantamento mostra também que 74,3% dos trabalhadores se sentem seguros em relação ao emprego e 69,4% disseram que a renda atual está melhor do que na comparação com o mesmo período do ano passado. Ainda segundo a pesquisa, 65,5% dos entrevistados acreditam que o momento é favorável para aquisição de bens duráveis. Sendo que 29,9% estão consumindo mais; 39,1% das famílias reduziram o consumo; e 31% mantiveram o mesmo nível na comparação com o segundo semestre de 2012.
O ICF é um indicador de grande importância para o setor de comércio, pois tem a capacidade de medir a avaliação que os consumidores fazem sobre aspectos importantes da condição de vida da família, tais como: a capacidade de consumo (atual e de curto prazo), o nível de renda doméstico, a segurança no emprego e a qualidade de consumo. A metodologia parte de um conjunto de perguntas qualitativas referidas às intenções de consumo das famílias.
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