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O presidente do Conselho Nacional de Entidades do Comércio em Shoppings Centers (Conecs), Antonio Augusto de Moraes, participou do Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (Simbracs), realizado em Brasília, reunindo personalidades de diversos setores da economia. Ele explicou as metas e diretrizes do Conecs e falou sobre a importância da entidade.
Moraes integrou o painel “Promovendo Relações Lucrativas entre Franquias, Lojistas e Centros Comerciais”. O secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Humberto Ribeiro, técnicos da Organização Mundial do Comércio e do Banco Central também participaram do Simbracs.
ATLAS
Um dos principais requisitos para a formulação de políticas públicas pelo Governo e a realização de bons negócios pelo setor privado é a existência de informações oficiais que permitam avaliar oportunidades dispersas pelo país. O Atlas Nacional de Comércio e Serviços, lançado nesta quarta-feira (13) no Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços – Simbras 2013 -, traz uma apresentação geográfica dos indicadores de comércio e serviços auxiliando os empreendedores na definição de investimentos e potenciais negócios nos municípios brasileiros.
Atualmente o setor de comércio e serviços é, não só na economia brasileira, mas na de quase todos os países desenvolvidos, o mais significativo do ponto de vista econômico e social por sua característica de representatividade do Produto Interno Bruto (PIB) como na geração de empregos formais. No Brasil, a importância do setor é crescente com 70% de participação no PIB, e responsável por 80% dos empregos, incluindo aí o serviço público.
O setor também é muito importante do ponto de vista econômico, pois é o elo de toda a cadeia produtiva. A indústria, a agricultura e o agronegócio, por exemplo, são dependentes do setor terciário, tanto no aspecto da logística quanto no da distribuição e colocação do produto ao consumidor.
O Atlas é uma publicação da Secretaria de Comércio e Serviços do MDIC, com a participação do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). O documento é uma iniciativa prevista no Plano Brasil Maior (PBM 2011-2014) e alinhada ao Plano Plurianual (PPA 2012-2015) para a criação de um referencial público de informações econômicas sobre o setor terciário no País, a fim de orientar as políticas públicas e os investimentos privados. São 140 págnas, sendo 86 de mapas, dos quais 67 são inéditos.
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