Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

06
Novembro 2013

Quase metade dos comerciantes do DF realizará contratações temporárias

Quase a metade dos empresários do comércio do Distrito Federal realizará contratações temporárias neste fim de ano. É o que mostra levantamento realizado pelo Instituto Fecomércio. De acordo com a pesquisa, 41,8% dos comerciantes farão uso desse tipo de mão de obra. Em 2012, na mesma época do ano, o índice foi de 54%. A pesquisa ouviu 256 lojistas de 12 áreas diferentes. 

Entre os segmentos pesquisados, as lojas de material esportivo foram as que apresentaram maior intenção de contratação temporária (81,3%), seguido pelas lojas de brinquedos (75%), calçados (65,2%), lojas de departamento (54,5%) e perfumaria (50%). Quanto ao tipo de estabelecimento, 61% das lojas de shopping contratarão trabalhadores temporários. No comércio de rua, 32,8% dos lojistas farão essa contratação.

Ainda segundo o estudo, o comércio varejista do Distrito Federal deverá aumentar o seu quadro de funcionários temporários em 13,6%, proporcionalmente. Lojas de calçados e brinquedos devem realizar o maior número de contratação de pessoas. Espera-se que o crescimento total do mercado, via efetivação de temporários, seja de 1,5%. No ano anterior, esse percentual foi de 3,3%, enquanto que o percentual de respostas positivas para a intenção de efetivação foi superior a 78%. 

“Essas evidências confirmam a redução da confiança do empresário com relação ao crescimento da economia este ano”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana. De acordo com ele, as pessoas devem encarar a oportunidade não apenas como um trabalho temporário, mas como uma chance de efetivação. “O bom desempenho do funcionário, aliado a vontade de crescer no ambiente profissional são fundamentais para uma futura contratação”, diz Adelmir Santana. 

Os principais critérios indicados para seleção foram: disponibilidade de tempo integral (37,8%) e experiência anterior (33,3%). Os segmentos pesquisados foram: Bares e Restaurantes; Calçados; Chocolataria; Eletroeletrônico; Livraria; Loja de Brinquedo; Lojas de Departamento; Material Esportivo; Movéis/Decoração; Perfumaria; Supermercado/Hipermercado; Vestuário.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.