Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Setembro terminou de forma positiva para o varejo. É que o movimento nas lojas em todo o País durante o mês foi o segundo melhor deste ano até agora - e com um avanço nem tão animador assim, de 0,9%, frente a agosto, já com ajustes sazonais, o que reflete o atual clima morno do setor.
Setembro ficou atrás somente de janeiro, que apresentou crescimento de 1,7% na comparação mensal, e ficou empatado com março. Em relação a setembro de 2012, houve expansão de 2,3% da atividade varejista. Os números são do Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
Na avaliação dos economistas da instituição, o que mais contribuiu para o resultado positivo foi o recuo da taxa de câmbio no mês passado, depois de forte pressão em junho e agosto. Também influenciou a recuperação gradativa do nível de confiança do consumidor, o que contribuiu para o aumento do movimento nos estabelecimentos comerciais.
O que chamou atenção foi o recuo registrado nos setores de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,7%). Quem puxou a alta de setembro foi a expansão do movimento nas lojas especializadas de móveis, eletroeletrônicos e equipamentos de informática (3,0%).
Também apresentaram recuo os setores de motos e peças (-1,7%) e de material de construção (-0,7%).
No acumulado deste ano (janeiro a setembro), a atividade do comércio fechou com alta de 5,3%, puxada por variações positivas dos segmentos de combustíveis e lubrificantes (6,4%) e de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (5,8%).
Se você é lojista clique e fale com a gente.