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A intenção de consumo das famílias brasilienses apresentou recuo em setembro e atingiu 120,6 pontos, contra 125,9 registrados em agosto. É o que mostra a pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) do Distrito Federal, divulgada pela Fecomércio-DF. Mesmo com a queda de 5,3 pontos, o estudo denota um otimismo do consumidor, pois apenas valores abaixo de 100 indicam pessimismo.
Na opinião do presidente da Fecomércio- DF, Adelmir Santana, alguns fatores decorrentes das incertezas do crescimento da economia, já estão refletindo no comportamento das famílias do DF em relação ao consumo. “Três dos indicadores que compõem o ICF apresentaram reduções significativas, como o acesso ao crédito, satisfação com a renda atual e a segurança no emprego. De certa forma esse ambiente traz preocupação para o comércio do DF, tendo em vista a aproximação das festas de final de ano”, ressalta Adelmir Santana.
Na comparação anual, houve uma queda de 6,2 pontos na intenção de consumo no DF. Em setembro de 2012, a pesquisa havia registrado 126,8 pontos. O levantamento mostra ainda que 74,2% dos trabalhadores se sentem seguros em relação ao emprego. Ampliando a ánalise, em âmbito nacional, o índice apresentou elevação de 2,3% (126,2 pontos) no mês de setembro.
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