Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

02
Setembro 2013

Poupança agora tem mais vantagens

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de elevar, na semana passada, a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual - para 9,00% ao ano - trouxe mudanças no cálculo da poupança, que se tornou mais atrativa.

 

Agora, a rentabilidade das cadernetas novas se igualou à das cadernetas antigas, aquelas anteriores a 4 de maio de 2012. Isso porque há duas maneiras de se calcular o rendimento para depósitos a partir dessa data. Se o juro estiver igual ou menor que 8,50% ao ano, a poupança rende 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR). Mas, caso esteja acima de 8,50% - como é o caso atual -, a caderneta volta a render 0,54% ao mês, ou 6,17% ao ano, mais TR.

 

A mudança na regra foi feita pelo governo no ano passado para permitir a queda gradual dos juros no Brasil sem que isso fosse sinônimo de fuga de cotistas de fundos de investimento para caderneta de poupança. Na prática, enquanto a Selic perdurar acima de 8,50% - como vem indicando o mercado para o restante do ano -, fica acionado o gatilho, e a poupança nova terá rendimento exatamente igual ao da poupança antiga.

 

Se por acaso a taxa básica de juros voltar a cair e ficar igual ou menor que 8,50%, o cálculo volta a ser de 70% da Selic mais TR. As regras são impostas pelo BC.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.