Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O medo do consumidor de perder o emprego já afetou as vendas do comércio e deve continuar nos próximos meses, prevê o presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), Claudio Felisoni de Angelo. A projeção mais otimista do instituto é a de que as vendas do comércio varejista ampliado cresçam no máximo 2% este ano em comparação aos 8% em 2012. O comércio varejista ampliado inclui veículos e materiais de construção e subiu 3,7% neste ano até junho, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O especialista em comércio varejista acaba de concluir uma pesquisa com 500 consumidores na cidade de São Paulo para avaliar o medo das pessoas de perderem emprego e o resultado não foi animador. No fim do primeiro semestre, 17,3% dos entrevistados declararam que temiam o desemprego. Esse resultado subiu para 19,6% neste trimestre e pode passar de 20% no último trimestre deste ano, de acordo com os entrevistados. Esse resultado contraria o comportamento normal do emprego e da atividade que crescem no fim do ano.
"Embora a taxa de desemprego continue praticamente estável, hoje o consumidor tem uma percepção que cresceu o risco de ficar desempregado", afirma Felisoni. "É exatamente a partir dessa percepção que as pessoas definem o seu consumo", acrescenta.
Se você é lojista clique e fale com a gente.