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Ter o nome no SPC virou sinônimo de coisa positiva. O responsável por essa mudança de paradigma é o Cadastro Positivo, que vai listar o histórico dos bons pagadores para oferecer melhores condições de crédito a juro baixo. A estimativa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) é que até o final de 2014 pelo menos 40 milhões de consumidores já tenham aderido ao novo sistema.
Desde o início deste ano, o SPC Brasil já realiza a captação de adesões de interessados. A inscrição é voluntária e gratuita. Caso o consumidor não queira mais fazer parte da lista, ele pode pedir a remoção de seu nome a qualquer momento.
Na avaliação do superintendente do SPC Brasil, Nival Martins, o Cadastro Positivo vai melhorar a gestão de risco para quem concede crédito e beneficiar quem paga as contas dentro do prazo.
“Com a plena alimentação do Cadastro Positivo, o comércio varejista, bancos e financeiras poderão praticar juros, prazos e taxas mais favoráveis aos bons pagadores, já que estes oferecem menores riscos”, explica Martins.
Faturas do cartão de crédito, crediários, empréstimos, financiamentos, contas de telefone fixo, luz, internet, entre outras, terão a pontualidade de pagamento analisada para a concessão de crédito. Para assegurar a privacidade e preservar as informações de qualquer uso indevido, vale reforçar que somente as empresas em que o consumidor buscar algum tipo de parcelamento poderão acessar os dados.
O consumidor que deseja ter seu nome incluído no Cadastro Positivo precisa preencher um formulário disponível para download no site do SPC Brasil e entregá-lo pessoalmente em qualquer posto de atendimento do SPC. Ou então, enviar o formulário preenchido via Correios para o SPC (Leôncio de Carvalho, 234, 5º andar, CEP: 04003-010 São Paulo - SP)
Após o recebimento e validação das informações, o consumidor receberá um login e uma senha, por meio dos quais será possível acompanhar via internet todas as informações que estarão disponíveis para quem conceder crédito.
Ainda nesse semestre será possível fazer a adesão pelo site do SPC Brasil - Serviço de Atendimento ao Consumidor
Para esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Positivo, o consumidor conta com uma central exclusiva do SPC Brasil que fica disponível das 8h às 18h de segunda a sexta-feira. O telefone é (11) 4063-4700 e atende a ligações de todo o Brasil.
Consulte a lista com os postos de atendimento do SPC mais próximo de sua residência: https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento
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