Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O percentual de famílias brasilienses endividadas em julho de 2013 foi de 82,9%. Essa porcentagem equivale a 613.877 famílias com algum tipo de dívida entre cheque pré-datado, cartão de crédito, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguros. O índice é inferior ao registrado em junho (84,7%).
É o que mostra a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio).
Houve uma diminuição de mais de 13 mil endividados no DF na comparação de julho com o mês anterior. O montante passou de 627.166 para 613.877. “As famílias estão tentando diminuir e administrar melhor o seu endividamento, já prevendo uma possível elevação do consumo mais à frente, com as datas comemorativas e as festas de fim de ano”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana.
O maior vilão dos brasilienses continua sendo o cartão de crédito. Do total de endividados, 88,9% disseram estar comprometidos nessa modalidade. Alguns acumulam mais de um tipo de dívida. Dentre as famílias com contas em atraso, 47,8% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 46,3% afirmaram ter condições de quitar o montante parcialmente.
A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.
Se você é lojista clique e fale com a gente.