Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

29
Julho 2013

Multa de 10% do FGTS é mantida

 A presidente Dilma Rousseff vetou o projeto de lei que acaba com a multa adicional de 10% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devida pelos empregadores à União em caso de demissão sem justa causa. Foco de divergências entre partidos da oposição, líderes da base e empresários, a proposta foi aprovada na Câmara dos Deputados em 3 de julho, mas a equipe econômica temia a perda de uma receita anual de cerca de R$ 3 bilhões.

A contribuição extra foi incorporada em 2001 à multa de 40% sobre o valor depositado no fundo, no caso de demissão sem justa causa, para compensar o desequilíbrio entre a correção dos saldos das contas individuais do FGTS, decorrente dos planos Verão e Collor I, e o patrimônio do fundo. A multa é paga ao governo, não ao trabalhador.

Na mensagem publicada no Diário Oficial da União, a presidente Dilma disse que decidiu vetar o projeto integralmente, "por contrariedade ao interesse público".

Ela argumentou que, a despeito do impacto da extinção da contribuição para as contas públicas, a proposta não está acompanhada das estimativas de impacto orçamentário-financeiro e da indicação das devidas medidas compensatórias, "em contrariedade à Lei de Responsabilidade Fiscal".

A presidente considerou que a sanção do texto levaria à redução de investimentos em importantes programas sociais e em ações estratégicas de infraestrutura, notadamente naquelas realizadas por meio do Fundo de Investimento do FGTS. "Particularmente, a medica impactaria fortemente o desenvolvimento do Programa Minha Casa, Minha Vida, cujos beneficiários são majoritariamente os próprios correntistas do FGTS", informou.

Outra preocupação da equipe econômica foi com o fato de a extinção ser retroativa a 1º de junho, o que implicaria ressarcimento às empresas que já pagaram a multa. O governo teme a perda de receitas, já que, desde março de 2012, os recursos arrecadados para o FGTS ajudam o governo a cumprir a meta de superávit primário. 

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.