Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Balizados pela valorização do salário mínimo, os pisos salariais devem ter um resultado menos expressivo em 2013 comparados a 2012, segundo avaliação do técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) Luis Augusto Ribeiro da Costa.
O Dieese informou que das 696 unidades de negociação analisadas pelo Sistema de Acompanhamento de Salários 98% conquistaram aumento real para os pisos salariais no ano passado, na comparação com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo Costa, o reajuste dos pisos salariais deve manter esse patamar de ganho real, mas "talvez o aumento real seja um pouco menor em 2013". Em 2012, o valor médio dos reajustes ficou em 5,62% acima do INPC. Costa pondera que o desempenho das revisões salariais em 2012 pode ter sido uma excepcionalidade. "Foi um ano muito bom, agora temos que ver no longo prazo o que significou. Ainda é cedo para dizer se é um ponto fora da curva ou se cria um novo patamar."
O resultado em 2012 veio em linha com as previsões do Dieese, pois contou com a forte contribuição da valorização do salário mínimo de 7,5% no período. Segundo Costa, esse aumento real - balizado pelo Produto Interno Bruto (PIB) de 2010 - influenciou os resultados, principalmente para pisos de menor valor, "os mais afetados".
Se você é lojista clique e fale com a gente.