Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

09
Julho 2013

Educação financeira vai incentivar a cidadania

Tema corriqueiro entre adultos, os impostos também passaram a fazer parte do cotidiano de estudantes da rede pública do DF, com um curso de educação fiscal oferecido pela Secretaria de Fazenda que pretende despertar a atenção dos pequenos em relação ao recolhimento e aplicação de tributos.

"As crianças precisam entender que tudo o que temos hoje nas cidades é construído com dinheiro de impostos. Assim, elas aprendem a responsabilidade da cobrança dos tributos e passam até mesmo a fiscalizar onde o dinheiro é investido", explicou o secretário de Fazenda, Adonias Santiago.

No primeiro semestre deste ano, 3,2 mil alunos, de oito escolas diferentes, participaram da instrução integrante do projeto "Portas Abertas à Cidadania", que tem duração de quatro horas e, até o fim do ano, pretende capacitar 30 mil alunos.

As aulas são ministradas gratuitamente, e os participantes assistem a vídeos educativos, apresentações teatrais com duração de 40 minutos, além de debates sobre impostos, responsabilidade social, controle de recursos públicos e outros temas.

"O curso tem atividades lúdicas que enfocam a importância da participação de todos na sociedade. É uma ação que leva a criança a compreender para que servem os impostos, item fundamental para exercer seus direitos", completou a subsecretária de Administração Geral da Fazenda, Eunice Santos.

Ao término da aula, os alunos recebem um kit didático com cartilha e outros brindes, como canetas e garrafinhas e, em seguida, participam de um passeio aos pontos turísticos da cidade -com transporte e lanche- durante o qual aprendem, na prática, como são investidos os tributos.

"Falar sobre imposto é chato, mas da forma que eles ensinam tudo fica mais divertido e interessante. Aprendi muito com esse curso", disse Sara Mayara Fonseca, 11 anos, estudante da 5ª série do Centro de Ensino Fundamental 427 (CEF 427) de Samambaia.

Estudante da mesma escola, Marcus Vinicius Teixeira, 11 anos, afirmou que o principal aprendizado foi sobre a necessidade de sempre pedir a nota fiscal ao comprar produtos ou contratar serviços, e guardá-la.

"Não jogo mais a nota fiscal fora e vejo que os adultos não sabem da importância dela. Depois do curso, vi que meus pais não guardavam as notas e os convenci a mudar. Eles me ensinam o tempo todo, mas dessa vez eu os ensinei", orgulhou-se.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.