Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

10
Junho 2013

Juros altos podem modificar poupança

Se o ciclo de alta de juros continuar, como apostam os economistas, e a taxa Selic subir dos atuais 8% ao ano para mais de 8,5% ao ano, a poupança deve voltar para a regra antiga e passará a ter rendimento maior que o atual.

Com o juro de hoje, a caderneta de poupança rende 0,455% ao mês (ou 5,6% ao ano), o equivalente a 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. A regra vale para os depósitos realizados a partir de 4 de maio do ano passado e segue vigente até o juro básico chegar a 8,5% ao ano.

Acima desse valor, volta a regra antiga: remuneração de 0,50% ao mês (ou 6,17% ao ano) mais a Taxa Referencial, que deve deixar de ser zero nesse cenário - o governo se comprometeu a manter essa taxa zerada enquanto o juro básico permanecer até 8,5% ao ano.

Mesmo com a rentabilidade atual, a caderneta paga mais que a maioria dos fundos de renda fixa considerando o ganho líquido mensal, descontados impostos e taxas, segundo dados divulgados pela Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade). A principal vantagem da poupança é a isenção de Impostos de Renda, cuja alíquota varia de 15% a 22,5% sobre o rendimento dos fundos conforme o prazo de resgate.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.