Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

10
Junho 2013

IPCA atinge limite de 6,5% em maio

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, deve estourar neste mês o teto da meta estipulada pelo governo. O IPCA acumulado em 12 meses atingiu o limite de 6,5% em maio e, por questões metodológicas e de reajustes de preços administrados - principalmente as passagens de ônibus em São Paulo e Rio de Janeiro - dificilmente ficará abaixo desse patamar em junho.

"O IPCA acumulado em 12 meses deve continuar oscilando perto do teto da meta, ora acima ora abaixo, criando algum desconforto", afirmam os economistas do Banco Fator José Francisco de Lima Gonçalves e Helcio Takeda, em referência ao documento do último encontro do Comitê de Política Monetária do Banco Central (BC).

A questão metodológica é explicada pelo período a que corresponderão os 12 meses. No cálculo do acumulado em junho, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) terá de considerar a taxa relativa a julho do ano passado, de 0,43%, bem maior do que a usada para os 12 meses encerrados em maio (a alta de 0,08% de junho de 2012). O movimento, por si só, permite prever que a meta será extrapolada. Mas as indicações de que a taxa irá superar o "teto" não param por aí.

No cálculo do IPCA de junho, o instituto prevê, além das contribuições expressivas das tarifas de ônibus urbano no Rio de Janeiro (7,27%) e em São Paulo (6,75%), aumentos igualmente fortes nas tarifas de água e esgoto em Belo Horizonte (5,25%) e Fortaleza (8,51%), e de trem em São Paulo (6,75)
.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.