Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

03
Junho 2013

Planalto quer foco na economia de 2014

De olho nas eleições presidenciais, o Palácio do Planalto quer que a equipe econômica trabalhe agora com foco em 2014. No dia seguinte à divulgação do Pibinho de 0,6% no primeiro trimestre e à alta dos juros anunciada pelo Banco Central para segurar a inflação, a ideia é que a presidente Dilma Rousseff consiga mostrar no próximo ano um cenário com cada vez menos chances de se concretizar neste: crescimento elevado e inflação baixa.

Isso embora as últimas previsões da Fazenda tenham sido sempre mais otimistas que a realidade, o que amplia a desconfiança com a economia. Segundo técnicos do governo, os índices de preços precisam não apenas desacelerar, mas deixar de ficar tão perto do teto da meta anual, que é de 6,5%.

Quando a inflação se acomoda num patamar elevado, o governo tem pouca margem para administrar eventuais choques externos. Foi por isso que o BC optou pelo remédio mais amargo e elevou a taxas de juros em 0,5 ponto percentual, para 8% ao ano.

Na última quinta-feira, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo, o presidente do BC, Alexandre Tombini, falou que a alta dos juros trará a inflação para um patamar mais baixo neste ano e em 2014. "Este remédio, os juros mais altos, vai trazer a inflação para baixo e reforça a confiança nos pilares da economia brasileira, nos fundamentos da economia brasileira. A confiança faz bem para o PIB. Então, estamos trabalhando e ajudando a consolidar esse processo de recuperação gradual da economia brasileira", disse Tombini.

O próprio BC admitiu em seu primeiro relatório de inflação de 2013 que o IPCA, índice oficial do País, ficará acima do centro da meta (4,5%) durante todo o mandato de Dima. A autoridade monetária afirmou que o índice deve fechar 2013 em 5,7% e 2014, em 5,3%. Mas a resistência da inflação vem preocupando cada vez mais, apesar da perspectiva positiva com a entrada da safra no mercado, o que desacelera os preços de alimentos.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.