Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
A cultura do dinheiro de “plástico” que se instalou no País tem levado famílias brasileiras a se endividarem. Poucos são os que carregam cédulas nos bolsos e carteiras, mas muitos os que levam mais de um cartão.
Pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC) revela que 55,9% das famílias brasileiras estão inadimplentes.
Dos entrevistados que declararam estar endividados, 74,8% afirmaram possuir dívidas em cartão de crédito, bem distante do segundo tipo de dívida mais citado, o carnê de loja (20,4%). Em terceiro, figura o crédito pessoal (13,3%).
Segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), a taxa média do rotativo do cartão de crédito é de 238,3% ao ano.
Os juros dos cartões oferecidos por lojas, supermercados e postos de gasolina, por sua vez, podem alcançar 621,38% ao ano, de acordo com a entidade.
Ainda segundo o estudo da CNC, mesmo que a modalidade tenha uma das taxas de juros mais caras do País, as famílias que mais se comprometem com cartão de crédito são aquelas que recebem até dez salários mínimos (75,2%).
Se você é lojista clique e fale com a gente.