Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

13
Maio 2013

Procura por crédito está em queda, dizem analistas

Apesar de os dados do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) terem revelado uma desaceleração da inflação em 12 meses, a procura dos consumidores por crédito deve continuar caindo ao longo do ano.

É que o Banco Central iniciou um novo ciclo de aumento na taxa básica de juros, a Selic, que subiu de 7,25% para 7,5% ao ano.

Foi a primeira vez que a Selic sofreu aumento desde 21 de julho de 2011, quando havia passado de 12,25% para 12,50% ao ano.

Com os juros maiores, sobem também os custos dos financiamentos, reduzindo a capacidade de compra dos consumidores e, consequentemente, a menor demanda acaba diminuindo os preços dos produtos no mercado brasileiro.

"Quando o Banco Central eleva os juros, ele certamente não está preocupado com a inflação de curto prazo. É uma medida que começa a fazer efeito em cinco ou seis meses, pelo menos", diz Priscila Godoy, economista da consultoria Rosenberg & Associados.

"A preocupação da autoridade monetária é com sua credibilidade, por isso o BC deve agir para evitar que a inflação se distancie da meta do governo - de 4,5% ao ano, com margem de dois pontos percentuais para baixo e para cima.

O Boletim Focus mostrou que o mercado espera uma inflação maior no ano que vem. Isso deve preocupar o BC, revela Priscila".

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.