Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Os clientes dos bancos adotam um perfil cada vez mais virtual para a realização das transações bancárias. Nos últimos cinco anos, o internet banking se tornou o canal predileto dos usuários de serviços bancários - através de meios eletrônicos -, totalizando 39% das transações, segundo a Pesquisa Ciab da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) 2013. Em cinco anos, o número de transações bancárias teve expansão de 78%, impulsionado pelo internet banking e pelas operações nos pontos comerciais - como as operações de débito.
O número de transações pelo internet banking e em pontos de venda do comércio cresce cerca de 25% ao ano, enquanto as agências verificam aumento no número de transações de 3% ao ano.
Os serviços bancários através de dispositivos móveis como smartphones, o mobile banking, representa ainda 2,3% do total de transações, mas o número de usuários nesse canal é 2,7 vezes maior que no ano passado. O volume de transações por mobile banking teve um crescimento de 223% entre 2008 e 2012.
A Associação de Consumidores Proteste aponta vantagens do internet banking, como custos mais baixos e agilidade.
A entidade de defesa, no entanto, ressalta os cuidados que o consumidor deve tomar ao realizar as operações virtuais, como não abrir o site do banco em computadores de estranhos ou equipamentos públicos, desativar a função de memorizar a senha no computador e alterar com regularidade as senhas, além de imprimir as confirmações das operações feitas e de extratos da conta.
Entre os meios de pagamento mais utilizados pelos consumidores bancários estão os cartões de crédito e débito, que crescem mais de 10% ao ano. Nas classes A e B, o cartão representa 88% dos meios utilizados, número que também se expande na classe C (68%).
A ampliação do uso do dinheiro de plástico ainda impulsiona o volume de transações como o cartão de débito no varejo, com crescimento de 24% ao ano, de acordo com a Ciab 2013. De acordo com a Febraban, o número de contas correntes ativas cresceu 6% no ano passado, quando as contas de poupança registraram alta de 4%.
Se você é lojista clique e fale com a gente.