Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O secretário de Justiça, Alírio Neto, empossou o novo diretor-geral do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), Izaias Soares Pereira (Todi Moreno). A solenidade foi realizada no auditório da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus).
O secretário anunciou medidas para a melhoria do Procon. No que concerne à fiscalização, serão intensificadas blitzens para apuração de irregularidades referentes à lei das filas, a operadoras de telefonia e a planos de saúde.
“Não é mais possível tolerar essa prestação de serviço tão ruim, tanto por parte das operadoras quanto dos planos de saúde. Nós vamos cobrar uma atenção maior para com o consumidor”, afirmou Alírio.
Também foi anunciado o início do programa Escola nas Ruas, ação da Escola do Consumidor que fará visitas domiciliares para informar à população sobre os direitos do consumidor.
Já as cidades do DF que não possuem postos fixos de atendimento poderão ser atendidas pelo Procon Móvel, unidade itinerante - em fase de reativação - que ouvirá reclamações e denúncias, além de levar informações sobre os direitos do consumidor.
Interrompidas desde 2010, o Procon-DF retomará as audiências de conciliação, que implicam na promoção de encontros, na presença de um conciliador, entre consumidores e fornecedores, para a resolução de conflitos. A finalidade é aumentar o índice de resolução das reclamações registradas.
Pela primeira vez na história, o Procon-DF decide uniformizar sua equipe, proporcionando mais conforto aos servidores, organização, padrão e qualidade no atendimento. Outra novidade é o sistema de atendimento virtual. Após alguns meses de funcionamento em fase experimental, o sistema digital do Procon-DF passa a operar em caráter definitivo, possibilitando ao consumidor, além de efetuar orientações e denúncias, registrar as reclamações sem a necessidade de enfrentar filas no atendimento presencial e com a mesma eficácia.
Será ainda implementada uma sala para uso específico de advogados, representantes de fornecedores e consumidores, com o objetivo de proporcionar aos profissionais que atuam na resolução de conflitos nas relações de consumo um atendimento diferenciado.
Além disso, foi destacada a nomeação de 83 servidores aprovados no primeiro concurso público do Procon-DF que, após capacitação, foram lotados em unidades do Procon-DF, profissionalizando a carreira que atua em defesa da população.
Perfil
Izaias Soares Pereira, mais conhecido como Todi Moreno, nasceu em Brasília-DF, é casado e pai de três filhos. Graduou-se em Comunicação Social pelo Instituto Científico de Ensino Superior e Pesquisa (Unicespe) do Distrito Federal. Todi foi coordenador de Assuntos da Criança e Adolescente do Distrito Federal (Cacaj) e subsecretário para Assuntos da Criança, Adolescente e Juventude do DF.
Se você é lojista clique e fale com a gente.