Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
A valorização anual nos preços dos imóveis residenciais no País, que encostou em 20% no final de 2009, despencou para 3,6% na virada deste ano, segundo dados do Banco Central. "E a expectativa é que se estabilize nesse patamar", afirma o diretor de Fiscalização do BC, Anthero Meirelles.
Apesar da forte desaceleração na alta dos preços, ele diz que a situação não caracteriza o estouro de uma bolha imobiliária. "Quando a bolha estoura, o valor vai lá embaixo. Os imóveis no Brasil continuam se valorizando, mas a uma taxa mais razoável", diz. Para o diretor, o mercado se reequilibrou e não há mais uma pressão exagerada nos preços que, se mantida, poderia representar riscos ao sistema financeiro.
"Talvez se a valorização se mantivesse em 20% (ao ano) por muito tempo, fosse difícil de sustentar", afirmou. Para especialistas, a alta nos preços, verificada entre 2007 e 2010, é explicada pela alta demanda - reprimida em anos anteriores -, pelo aumento da renda e pela falta de capacidade das construtoras de responder à velocidade do crescimento da procura por imóveis.
Se você é lojista clique e fale com a gente.