Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Economistas consultados na pesquisa semanal Focus, do Banco Central, projetam alta da taxa básica de juro a partir de maio. No próximo encontro do Comitê de Política Monetária (Copom), em abril, a taxa permaneceria em 7,25% ao ano.
A mediana das estimativas para o quinto mês de 2013 subiu para 7,5% ao ano, alta de 0,25 ponto percentual. O ano encerraria com a Selic em 8,5%. A aposta de uma elevação do juro nos próximos meses fez as projeções do mercado para a inflação neste ano recuaram pela primeira vez em três semanas. A desoneração da cesta básica também ajudou para baixar a estimativa. A previsão para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para inflação, caiu de 5,82% para 5,73%, segundo o boletim Focus do Banco Central divulgado ontem.
A meta oficial do governo é de 4,5%, com margem de dois pontos para cima e para baixo. O BC, contudo, já admite a possibilidade de a inflação ficar acima do centro da meta tanto neste ano como no próximo.
Na ata da reunião do Copom, responsável pela decisão sobre os juros básicos da economia, os técnicos destacam que os reajustes de preços estão dispersos na economia, enfatizam a resistência à queda e falam em inflação se acomodando num patamar mais elevado. O documento dá um tom de preparação para um ciclo de alta de juros, mas ressalva que é preciso cautela devido a incertezas de "origem externa e interna".
Se você é lojista clique e fale com a gente.