Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgou os impactos do reajuste de 5% no preço do óleo diesel vendido pelas refinarias, alta anunciada na última quarta-feira pela Petrobras.
O presidente da CNT, Clésio Andrade, avalia que a subida no preço do combustível nas refinarias vai aumentar em 1,25% o preço do frete e terá impacto na inflação.
A estimativa é que o diesel suba 3% nas bombas, de acordo com o Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE). O novo preço nas refinarias já está em vigor. O aumento tem efeito nos custos do transporte de cargas, de passageiros e na agricultura - o diesel é um dos principais insumos do setor. Além disso, há ainda termelétricas que utilizam o combustível e que precisam continuar em funcionamento por causa do baixo volume de chuvas que afeta a geração de energia hidráulica no País.
Segundo Clésio Andrade, o Brasil possui a maior parte de suas cargas transportadas por caminhões, que consomem óleo diesel. "É sempre uma pressão inflacionária, já que 60% do transporte de carga no País é sobre rodovias", afirmou.
Se você é lojista clique e fale com a gente.