Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
O sistema de saúde do Distrito Federal é um dos piores do País. Quem faz esta avaliação é o próprio Ministério da Saúde, por meio do Índice de Desempenho do SUS. No estudo realizado pela pasta, o DF ficou em 20º lugar entre as unidades federativas brasileiras, o que denota a baixa qualidade. Faltam médicos, leitos e equipamentos. Inclusive itens básicos, como sondas, luvas e algodão. Diante desse quadro, é necessário apresentar melhorias para área. Por isso, a Fecomércio debaterá o tema, nesta terça-feira (8), das 9h às 12h, como parte da sétima edição do projeto institucional Brasília 2015.
O programa nasceu em setembro de 2012, com objetivo de realizar discussões pluralistas sobre a cidade, sem conotação partidária. Ao final do ciclo de palestras será produzida uma publicação com as soluções propostas pelos representantes do comércio. “A saúde é um direito universal e deveria ser garantida com qualidade e de forma gratuita pelo Estado. Infelizmente, não é o que ocorre no DF e no resto do Brasil”, observa o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana. “Essa triste realidade precisa mudar”, completa Adelmir.
Participarão desta edição do projeto da Fecomércio, como debatedores, quatro profissionais da saúde que são referência em Brasília: o coordenador da Cirurgia Geral da Secretária de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), Baellon Pereira Alves; o enfermeiro e pós-doutor em políticas públicas em saúde da criança, Elionai Dornelles Alves; o médico e presidente da ZAS Médicos Associados, empresa de consultoria e estruturação de investimentos na área de saúde, Moacir Zanatta e o professor da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (UnB), Tiago Coelho de Souza.
O projeto Brasília 2015 é fruto da preocupação com o futuro da cidade. “O nosso objetivo é fazer uma publicação da Federação junto as suas bases, com análises de especialistas, para que possamos entregar ao próximo governante uma posição do comércio em relação aos problemas que afligem toda a sociedade”, ressalta Adelmir Santana.
Já participaram do programa como palestrantes o geógrafo e professor emérito da UnB, Aldo Paviani; o arquiteto Carlos Magalhães; o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya; o superintendente da Sudeco, Marcelo Dourado; o professor da Enap José Luiz Pagnussat; o professor de finanças públicas da UnB Roberto Piscitelli; o consultor de economia e administração Nilson Holanda; o secretário de Planejamento do Paraná, Cassio Taniguchi; a presidente do Metrô do DF, Ivelise Longhi; a ex-secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão; o diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac), Luiz Otávio da Justa Neves; o diretor do Centro de Ensino Fundamental Arapoanga, Jordenes Ferreira da Silva; o presidente do Conselho de Educação do DF, Nilton Alves Ferreira; e o diretor acadêmico da Faculdade Iesplan, José Leopoldino das Graças Borges.
Se você é lojista clique e fale com a gente.