Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
A inadimplência do consumidor apresentou alta de 4,74% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2011, informaram o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Na comparação com setembro deste ano, houve crescimento de 7,39%.
O índice é resultado do cálculo de inclusões no cadastro por inadimplência e de exclusões dos consumidores que pagaram as dívidas.
De acordo com o SPC Brasil e a CNDL, o aumento da inadimplência é consequência das compras do dia dos pais, em agosto. “Embora (o número de inadimplentes) tenha aumentado em outubro, são visíveis os esforços do consumidor para renegociar as dívidas contraídas nos últimos meses”, diz relatório das instituições.
Segundo o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, se a tendência de inadimplência se confirmar, pode haver comprometimento da expansão do varejo em 2013. “O varejo também deve começar a ser mais criterioso na hora de oferecer crédito e renda a prazo aos consumidores”, disse.
Mas, para as vendas de Natal, não deve haver mudança na política de vendas a prazo do varejo. “A dúvida é se o consumidor vai querer mais dívida para compras de final do ano. Pelo lado do varejo, não deve fechar a torneira para o final do ano (nas vendas a prazo)”, disse Pellizzaro. Ele acrescentou que o Natal tem a característica única de impulsionar todos os setores da economia, com crescimento das vendas.
Se você é lojista clique e fale com a gente.