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As vendas do comércio brasiliense registraram leve alta de 0,75% em fevereiro de 2014 na comparação com janeiro. No setor de serviços, as vendas aumentaram 3,39%. No acumulado dos últimos 12 meses (fev/13 x fev/14), comércio e serviços registraram expansão de 5,72%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.
A alta no mês de fevereiro foi puxada principalmente pelo segmento Livraria e Papelaria, que teve aumento de 32,69% nas vendas. Em serviços, o aumento foi puxado pelo setor de Agência de Viagens, com alta de 14,88%.
De acordo com o presidente da Fecomércio, Adelmir Santana, o resultado mais tímido nesse mês já era esperado. “Os brasilienses normalmente se programam com mais cautela no que diz respeito aos gastos de começo do ano. Por também ser o início do período escolar, as Livrarias e Papelarias sempre vendem bem nesta época, assim como o segmento de viagens” explica Adelmir Santana.
Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em fevereiro, na comparação com janeiro, os segmentos de: Livraria e Papelaria (32,69%); Calçados (15,45%); Mercado e Mercearia (7,47%); Farmácia e Perfumaria (2,78%) e Lojas de Utilidades Domésticas (2,18%). Ocorreu queda no segmento de: Material de Construção (-11,86%); Floricultura (-10,25%); Tecidos (-4,98%); Autopeças e Acessórios (-4,90%); Óticas (-4,73%); Móveis e Decorações (-3,94%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-3,17%); Vestuário (-2,78%) e Informática (-0,51%).
No setor de serviços, os segmentos de Agência de Viagem (14,88%) e Pet Shop (2,29%) apresentaram alta nas vendas em fevereiro na análise com o mês anterior. Os outros segmentos apresentaram declínio: Autoescola (-11,30) e Salão de Beleza (-2,48%). É necessário ressaltar, contudo, que o Instituto Fecomércio pesquisa apenas esses quatro segmentos de serviços.
Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou queda de -1,72% no contingente em comparação com janeiro. O setor de serviços também registrou declínio de -1,71%. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado em ambos os setores. No comércio, a modalidade respondeu por 41,10% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 39,41% das compras.
A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 700 empresas, sendo 596 do comércio e 104 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 e 10 de março de 2014.
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