Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Os empresários estavam mais confiantes com a melhoria de seus negócios em setembro em relação ao mês anterior, mas no comparativo anual, a percepção ainda permanece inalterada. Para o consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Sílvio Sales, o fator sazonal ajuda no otimismo. "Em comparação a agosto a expectativa é boa, por conta do final de ano, mas em relação a setembro do ano passado, se mantém o mesmo ritmo de confiança", relata.
Segundo ele, isso acontece porque as expectativas sobre a atividade econômica vêm sendo frustradas, mas os incentivos do governo animam o setor.Sales mostrou ontem os resultados da Sondagem do Setor de Serviços de Pernambuco, um trabalho realizado em parceria com a Agência estadual Condepe/Fidem.
Foram analisadas respostas de 279 dirigentes do setor sobre a situação dos seus negócios e demanda atual, além das tendências futuras e da demanda prevista. As respostas são analisadas sob a ótica dos dados históricos. Em Pernambuco, a sondagem vem desde 2009. Apesar de estar em declínio desde dezembro de 2011, quando o índice atingiu o pico, os números de setembro mostram que a confiança voltou, mas um dos motivos seria apenas sazonal, por conta do final de ano. No comportamento nacional, os empresários de serviços também demonstram uma confiança na recuperação da economia.
Se você é lojista clique e fale com a gente.