Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Os usuários de tablets eram pouco mais de 220 mil em janeiro do ano passado no Brasil. Hoje, eles são cinco milhões e representam 13% das conexões à internet por meio de dispositivos móveis — contra 75% dos smartphones, o equivalente a 31,2 milhões de usuários. Embora os celulares e os tablets sejam portáteis e tenham funções parecidas, o objetivo do uso de cada um dos aparelhos é bem distinto. A quantidade de compras online por tablets, por exemplo, é cinco vezes maior do que a registrada por smartphones. As conclusões estão na pesquisa F/Radar.
A leitura de notícias em grandes portais ou em blogs é outro exemplo que mostra a diferença de perfil dos internautas. Os que usam tablets leem duas vezes mais que os usuários de celular. A paulistana Alessandra Pecoraro, analista de marketing, 23 anos, ilustra bem os dados da pesquisa. Típica representante da geração Y, a jovem é viciada em tecnologia e redes sociais. Na sua bolsa, carrega mais de 1,5 kg de aparelhos. “Não saio sem o meu iPhone, meu Galaxy S III e meu iPad. Eles são complementares. Em cada um faço uma coisa.” Para ler, navegar na rede, assistir a vídeos e olhar fotos, ela usa o iPad. Para checar as redes sociais, publicar fotos e vídeos, o iPhone é o aparelho escolhido. O Galaxy é para “uso mais corporativo”, diz.
O aumento da quantidade de usuários do tablet se explica pela variedade de aparelhos vendidos por menos de R$ 1 mil, segundo a IDC Brasil. “Temos um número recorde impulsionado pela grande quantidade de dispositivos com preços inferiores a R$ 1 mil introduzidos no mercado”, diz o analista de mercado da IDC Brasil, Attila Belavary.
A pesquisa também constatou que os usuários de tablet assistem duas vezes mais a vídeos que os que se conectam pelo celular. A checagem de e-mails, porém, é mais comum no celular. São 57% dos internautas de smartphone contra 35% dos tablets. A pesquisa revela ainda que 62% são homens, 72% têm entre 16 e 34 anos, 70% estão na classe A ou B, e 43% já concluíram o ensino superior.
Se você é lojista clique e fale com a gente.