Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...
Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo IBGE em todo o País, mostra que praticamente metade dos domicílios brasileiros - 30,4 milhões ou 49,7% - tem como linha telefônica apenas o aparelho celular. Em dois anos, o serviço chegou a mais de 6,4 milhões de lares no país. Vários fatores explicam a forte expansão, de 26,6% de 2009 a 2011: aumento de renda dos brasileiros, maior acesso ao crédito, concorrência acirrada entre operadoras e barateamento dos aparelhos.
O celular tirou da telefonia fixa a soberania na casa dos brasileiros. Apenas 3,5% dos lares têm só o fixo, sem celular, revelou a pesquisa. E, juntos, os aparelhos fixo e móvel estão em 36,7% das residências. Com isso, 89,9% das moradias têm telefone em casa.
- Quanto maior a renda, maior a proporção dos domicílios com os dois aparelhos. Os domicílios com rendimento maior ainda mantêm telefone fixo - disse a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira.
A internet também deu saltos. Em dois anos, o acesso à rede em casa cresceu 40%, atingindo 22,3 milhões de lares, ou 36,5% do total. Essa presença vai de 20,2% no Norte até 46,1% no Sudeste.
Se você é lojista clique e fale com a gente.