Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns segundos...

Notícias do Varejo

24
Setembro 2012

Na metade dos lares, só tem telefone celular

Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo IBGE em todo o País, mostra que praticamente metade dos domicílios brasileiros - 30,4 milhões ou 49,7% - tem como linha telefônica apenas o aparelho celular. Em dois anos, o serviço chegou a mais de 6,4 milhões de lares no país. Vários fatores explicam a forte expansão, de 26,6% de 2009 a 2011: aumento de renda dos brasileiros, maior acesso ao crédito, concorrência acirrada entre operadoras e barateamento dos aparelhos.

O celular tirou da telefonia fixa a soberania na casa dos brasileiros. Apenas 3,5% dos lares têm só o fixo, sem celular, revelou a pesquisa. E, juntos, os aparelhos fixo e móvel estão em 36,7% das residências. Com isso, 89,9% das moradias têm telefone em casa.

- Quanto maior a renda, maior a proporção dos domicílios com os dois aparelhos. Os domicílios com rendimento maior ainda mantêm telefone fixo - disse a gerente da Pnad, Maria Lúcia Vieira.

A internet também deu saltos. Em dois anos, o acesso à rede em casa cresceu 40%, atingindo 22,3 milhões de lares, ou 36,5% do total. Essa presença vai de 20,2% no Norte até 46,1% no Sudeste.

Mais notícias e eventos

SINDIVAREJISTA DF

Setor Comercial Sul (SCS)
Quadra 06 Bloco "A" Lote n° 206
Edifício Newton Rossi - 4° Andar

Lojista, como deseja receber nossos informativos?

SINDICATO FILIADO À FECOMÉRCIO

Se você é lojista clique e fale com a gente.