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As vendas do comércio brasiliense registraram queda de 7,99% em janeiro de 2014 na comparação com dezembro de 2013. No setor de serviços, as vendas caíram 18,83%. No acumulado dos últimos 12 meses (jan/13 x jan/14), comércio e serviços registraram expansão de 2,12%. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal, realizada pelo Instituto Fecomércio.
A redução em serviços foi puxada, principalmente, pelo segmento de Agência de Viagens, que teve uma queda de 29,62% nas vendas. No comércio, a queda foi puxada pelo setor de calçados, com redução de 23,61%. De acordo com o presidente da Fecomércio-DF, Adelmir Santana, o resultado é comum para essa época do ano e era esperado.
“Essas quedas decorrem principalmente do pico de vendas do Natal. Fazendo um comparativo com o mês anterior, seria muito difícil aumentar as vendas ainda mais, pois o Natal é a data comemorativa mais rentável do comércio. O fato da maioria dos brasilienses saírem de férias em janeiro também contribui para esse resultado fraco” explica Adelmir Santana.
Na análise por ramo de atuação, apresentaram crescimento nas vendas do comércio em janeiro de 2014, na comparação com dezembro, os segmentos de: Livraria e Papelaria (29%); e Óticas (4,38%). Ocorreu queda nos segmentos de: Calçados (-23,61%); Vestuário (-18,86%); Mercado e Mercearia (-12,06%); Informática (-8,54%); Móveis e Decorações (-7,32%); Floricultura (-6,74%); Material de Construção (-6,50%); Lojas de Utilidades Domésticas (-6,23%); Bares, Restaurantes e Lanchonetes (-5,86%); Farmácia e Perfumaria (-4,72%); Tecidos (-2,11%) e %); e Autopeças e Acessórios (-0,97%).
No setor de serviços, apenas o segmento de Autoescola apresentou alta nas vendas em janeiro (12,71%) na análise com o mês anterior. Os outros segmentos apresentaram declínio: Agência de Viagem (-29,62%), Salão de Beleza (-16,28%) e Pet Shop (-11,07%). É necessário ressaltar, contudo, que o Instituto Fecomércio pesquisa apenas esses quatro segmentos de serviços.
Quanto ao pessoal empregado, o comércio apresentou alta de 0,34% no contingente em comparação com dezembro. O setor de serviços também registrou aumento de 2,46%. Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado em ambos os setores. No comércio, a modalidade respondeu por 40,33% das vendas. No setor de serviços, foi responsável por 43,16% das compras.
A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 700 empresas, sendo 596 do comércio e 104 de serviços. A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 e 10 de fevereiro de 2014.
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